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INFÂNCIA E JUVENTUDE - CICLO II

Sextas-feiras às 20 horas

Arte & Poesia... que é arte ; )

Ciclo II - 10 a 11 anos

No Ciclo ll as crianças estão amadurecidas e acostumadas com o estudo da Doutrina, nessa idade já conseguem ter mais participação no processo de evangelização, estão colocando em ação os ensinamentos interiorizados, debatendo questões pertinentes ao seu contexto.

As aulas respeitam e privilegiam as necessidades das crianças em conformidade com o estudo da Doutrina.

“os Espíritos só entram na vida corporal para se aperfeiçoarem, para se melhorarem.”

(KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos, Q. 385)

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Educação, chave do progresso moral...

Considerando que “os Espíritos só entram na vida corporal para se aperfeiçoarem, para se melhorarem” (KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos, Q. 385) e que “a educação constitui [...] a chave do progresso moral” (Id. Ibid., comentário da questão 917), vê-se a grave e impostergável responsabilidade de conduzi-los pela senda do bem, favorecendo-lhes o exercício do autoconhecimento, da reforma íntima, do aprendizado e da vivência da Lei do Amor. 

No campo da Educação formal, a preocupação com a formação integral do ser humano vem merecendo destaque, em especial após a consolidação do Relatório Delors (1996), elaborado por especialistas da educação, filósofos e decididores políticos de todas as regiões do mundo que integraram a Comissão Internacional da UNESCO sobre a Educação para o século XXI. Tal relatório apresenta quatro pilares educacionais, amplamente difundidos na esfera educacional, que contemplam a necessidade do aprender a aprender, do aprender a fazer, do aprender a conviver e do aprender a ser, perspectiva que supera o legado intelectualista e fragmentado do ser e passa a considerar a visão integral das aprendizagens que o constituem, fortalecendo a interação dos saberes e práticas, da convivência e da formação da personalidade.

Sob tal perspectiva, para além da “aquisição de conhecimento”, a Educação passa a ser concebida como um processo formativo de valores e atitudes em favor da paz, da compreensão internacional, da cooperação, dos direitos humanos e das liberdades fundamentais (Gomes, 2001), sendo apresentada como “a chave do desenvolvimento sustentável, da paz e da estabilidade no seio dos países e no mundo” (UNESCO, 2003).

Tais considerações estão em harmonia com a questão 917 de O Livro dos Espíritos (Cap. XII, Da perfeição moral), em que os espíritos ressaltam que é pela educação que se dará a melhoria do homem, mas “não por essa educação que tende a fazer homens instruídos, mas pela que tende a fazer homens de bem”. Tal a tarefa que nos compete realizar. 

No campo religioso, as instituições espíritas, alinhadas aos propósitos de promover o estudo, a prática e a difusão da Doutrina Espírita, têm-se empenhado em implantar e implementar ações junto à infância, de modo a favorecer espaços de estudo doutrinário, vivência evangélica e confraternização (...)

(1982, Sublime Sementeira, FEB, 2012)

PÚBLICO ALVO: Crianças de 10 a 11 anos.

HORÁRIO: Sextas-feiras das 20h às 21h30.

LOCAL: CEMIL - Casa Espírita Missionários da Luz - Rua Nicarágua, 978 - Bacacheri - Curitiba/PR

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